Uma competição internacional anônima foi realizada em 1989 para escolher o escritório que iria criar o design da Biblioteca de Alexandria, no Egito. Vencedor, o norueguês Snøhetta concluiu o projeto em 2001.

O objetivo da construção era estimular os moradores da cidade – fundada por Alexandre, o Grande em 331 a.C. – a frequentar a antiga biblioteca. Os arquitetos trouxeram um estilo contemporâneo, atemporal e inovador, sem perder a essência histórica do lugar. Assim, a obra contribui de forma significativa com estudantes, pesquisadores e público em geral. Confira mais sobre a Biblioteca de Alexandria.

O projeto caracteriza-se por sua forma circular e inclinada, localizada ao lado do porto, no centro histórico da cidade. Seu teto inclinado lembra o antigo farol de Alexandria.

O edifício tem 160 metros de diâmetro e atinge até 32 metros de altura, além de ter cerca de 12 metros subterrâneos. Uma praça aberta e uma piscina rodeiam o prédio. Uma passarela liga o projeto à Universidade de Alexandria, que fica nas proximidades.

A biblioteca conta com 11 andares e tem capacidade para armazenar até quatro milhões de livros, podendo ser expandida para até oito milhões pelo armazenamento digital. A obra também contém outras funções culturais e educacionais, incluindo um planetário, vários museus, uma escola de ciência da informação e instalações de conservação.

A sala de leitura tem capacidade para receber até 2000 leitores em um espaço de 20 mil m², sendo a maior do gênero em todo o mundo. Ela ocupa mais da metade do volume da biblioteca e passa por sete terraços.

As esculturas e desenhos que se encontram no local foram feitas em colaboração com os artistas Jorunn Sannes e Kristian Blystad e empregaram métodos locais de corte de pedra para criar a fachada.

O projeto é iluminado por claraboias verticais localizadas no telhado. Apenas o lugar onde estão armazenados os volumes não terá exposição da luz solar para não estragar livros e manuscritos.

A biblioteca também conta com um anfiteatro com diferentes espaços de leitura, harmoniosamente iluminados. O edifício foi planejado para aceitar uma série de tecnologias, seguindo as mudanças do futuro.

Leia mais sobre: Galeria da Arquitetura

Gostou? Comente sobre!

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter