O parque mais conhecido do Brasil, que chegou a figurar na lista dos mais clicados do mundo. Porém, apesar de amado, poucos conhecem suas origens ou mesmo o significado de seu nome, Ibirapuera significa “árvore apodrecida”, em tupi-guarani. Conheça mais sobre o Parque Ibirapuera.
Pode parecer estranho que o lugar que hoje abriga jardins encantadores, museus, além de atrair uma multidão de visitantes tenha recebido tal nome, mas, a região do parque era uma área alagadiça, com solo de várzea e, por isso, recebeu tal alcunha dos indígenas que habitavam a região.
Foto: Manuel Sá
Foto: Pedro Kok
Foto: Manuel Sá
Tudo começou a mudar no início do século passado. Porém, antes, a região, conhecida como Várzea de Santo Amaro, foi dividida em lotes e recebeu diversas chácaras, uma delas apelidada de “Invernada dos Bombeiros”, visto que em seus pastos eram criados os bois que, posteriormente, seriam mandados para o Matadouro Municipal e para o Corpo de Bombeiros, com o objetivo de conduzir os veículos da instituição.
Foto: São Paulo City
Primeiros contornos
Em 1926, José Pires do Rio chega ao poder na Prefeitura de São Paulo e com ele nasce a ideia de transformar o local em um parque. Para isso, ele iniciou uma série de ações para incorporar terras da região ao poder público, incluindo a “Invernada dos Bombeiros”, que era de propriedade do Estado.
Foto: Manuel Sá
Foto: Manuel Sá
Com as incorporações, o viveiro de plantas municipais, antes localizado na Barra Funda, passou para a área do parque, o que seria vital para a fundação do Ibirapuera anos depois. Isso porque com a instalação do viveiro e de pinheiros, houve mudanças na drenagem das terras. A ideia de constituir ali o viveiro municipal foi do funcionário da prefeitura Manuel Lopes de Oliveira, conhecido por Manequinho Lopes, que hoje dá nome ao viveiro do parque.
Foto: Manuel Sá
Foto: Manuel Sá
Foram diversos os projetos apresentados até que o Parque Ibirapuera fosse, enfim, inaugurado, em 21 de agosto de 1954, com arquitetura de Oscar Niemeyer e paisagismo de Roberto Burle Marx.
Foto: São Paulo City
Ao longo dos anos, o Parque foi marcado por diversas situações, abrigando shows e eventos que encantaram os frequentadores. Um fato curioso de sua história envolve Michael Bloomberg, que foi prefeito de Nova York entre os anos de 2002 e 2014.
Bloomberg visitou o Ibirapuera em 2011 e por ter gostado muito do local decidiu presentear o parque com um banco do famoso Central Park, como forma de agradecimento. A peça se encontra hoje na Praça do Porquinho.
Foto: Matheus Pereira
Foto: Manuel Sá
Construções
O Parque Ibirapuera conta com uma área de 158 hectares e desde sua inauguração, diversas construções adoradas pelo público já estavam lá. Este é o caso, por exemplo, do Pavilhão Ciccillo Matarazzo, popularmente chamado de Pavilhão da Bienal, do Pavilhão Japonês, do Pavilhão Manuel da Nóbrega, que foi sede da Prefeitura até 1992 e que hoje abriga o Museu Afro Brasil; da Oca, do Obelisco, entre outros.
Foto: Manuel Sá
Foto: Matheus Pereira
Com o passar dos anos, outras atrações chegaram ao espaço, como o Planetário e o Auditório Ibirapuera, inaugurado em 2005.
Vale lembrar que o Ibirapuera conta ainda com ciclovia, dezenas de quadras, playgrounds, entre outras atrações.
Leia mais sobre: GazetaSP