A sanca de gesso é um método de modelagem que funciona como uma moldura entre o teto de gesso e a parede e pode ser usada nos mais variados ambientes da casa. Além de funcionar como decoração e aparecer em vários projetos com modelos e propostas diferentes, a sanca de gesso também oferece um acabamento diferenciado, pode corrigir as imperfeições do teto cru (como drywall) e deixa o ambiente mais rico e bonito. Confira mais sobre.
É muito comum apostar em sanca de gesso como um elemento que personaliza a casa, assim como pode ser feito com uma parede de gesso, por exemplo. As variadas possibilidades das sancas de gesso para sala ou para outros cômodos agradam fácil: você certamente encontrará um projeto que é o que você sonha para a sua decoração.
Combinada com elementos de iluminação, a sanca de gesso é capaz de transformar salas, cozinhas e muito mais, pois valoriza a decoração escolhida e dá o toque que faltava para a harmonia do ambiente, deixando-o aconchegante, mas também refinado.
Um ponto em que se tem que prestar atenção é que, durante a reforma, todo o trabalho de iluminação da casa tem que ser elaborado em conjunto quando você optar pela instalação das sancas de gesso. Isso porque, uma vez colocadas a sanca de gesso no ambiente, é muito difícil instalar novas luminárias, pendentes, abajures, lustres e outros elementos de luz.
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Existem três principais tipos de sanca de gesso (sanca de gesso aberta, sanca de gesso fechada, sanca de gesso invertida) que são muito usados e que ficam muito bem em diversos ambientes da casa. Vamos apresentar agora melhor esses tipos de sanca de gesso e alguns exemplos de cada um para inspirar o seu projeto!
Sanca de Gesso Aberta
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
A sanca aberta pode ser projetada causando um efeito de ondas, faixas ou mesmo relevos. A iluminação interna sobre a cama box de casal dá um efeito mais bonito à obra, causando uma iluminação indireta e delicada que vai da cortina até a área acima da mesa de cabeceira. Elementos como papéis de parede ou cores diferentes do rolo de pintura podem adicionar detalhes interessantes.
Sanca de Gesso Fechada
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Esse tipo de sanca não possui aberturas em que a iluminação possa ser “escondida”, assim, as luzes ficam por conta de spots e luminárias instalados em conjunto. Esse estilo é ideal para dar destaque às luminárias e ao projeto luminotécnico, dando ao jogo de luz a oportunidade de ser o foco da decoração.
Com estilo mais simples, a sanca de gesso fechada é mais indicada para quem procura uma decoração mais clean ou minimalista e para quem prefere investir mais em outros elementos da décor.
Sanca de Gesso Invertida
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
A sanca de gesso invertida tem características semelhantes à sanca aberta, mas a abertura dela é na direção das paredes. A iluminação, como na sanca aberta, é “escondida”, o que a torna indireta.
A sanca de gesso invertida dá ao ambiente a impressão de teto flutuante, já que apresenta uma abertura de cerca de 15 cm antes de encostar na parede. Essa é uma boa alternativa de acabamento também para embutir cortinas e deixá-las iluminadas.
Gostou? Comente sobre!