Parede de Cobogó

A parede de cobogó é um tipo de revestimento de parede vazado que agrega beleza, versatilidade e funcionalidade em um ambiente. Podendo ser encontrado em diversas formas, cores e materiais, o cobogó também se adapta perfeitamente em diferentes estilos de decoração. Confira mais sobre.

O que é uma parede de cobogó?

A parede de cobogó é um tipo de revestimento de parede vazado que agrega beleza, versatilidade e funcionalidade em um ambiente. Tipicamente brasileiro, o cobogó se popularizou na década de 1950, mas surgiu no Recife no fim da década de 1920.

O nome curioso que dá vida ao revestimento vazado “CoBoGó” é atribuído às primeiras sílabas dos sobrenomes dos seus respectivos criadores: Amadei Coimbra (Co), Ernest August Boeckman (Bo) e Antônio de Góis (Gó). Os três eram pernambucanos, engenheiros e foram responsáveis por projetar um tijolo vazado, perfeito para cobrir a fachada do imóvel sem barrar por completo a luz natural e a ventilação.

A parede de cobogó é democrática e pode ser encontrada em diversas formas, cores e materiais como o cobogó de concreto – o mais tradicional – o de cerâmica e até mesmo o cobogó de madeira. Dessa forma, há opções para todos os estilos e necessidades!

Vantagens de usar parede de cobogó no projeto

A principal vantagem da parede de cobogó na decoração é que ela permite que a entrada de luminosidade e ventilação passe para os demais ambientes do imóvel, mantendo-o por mais tempo iluminado, fresco e arejado.

O valor decorativo da peça é de encher os olhos. Isso porque, quando a luz do sol incide diretamente na parede de cobogó é possível observar a formação de desenhos e padrões nas paredes e no chão das construções.

A peça ainda é extremamente versátil e democrática podendo ser encontrada em diversas formas, cores e materiais, bem como, ser adaptada em grandes e pequenos imóveis, a exemplo dos lofts e dos apartamentos studios que usam a parede de cobogó na grande maioria como divisória de ambientes.

Tipos de parede de cobogó

Existe uma variedade enorme de modelos de parede de cobogó com formas, cores e materiais distintos. Essa flexibilidade de opções por sua vez facilita a inserção da parede de cobogó nos mais diversos estilos de decoração, indo do minimalismo até a decoração industrial.

Parede de cobogó de cerâmica

Os cobogós mais tradicionais são aqueles de cerâmica vermelha natural. A parede de cobogó de cerâmica vermelha natural normalmente é usada em casas de campo, chácaras, casas de madeira e sítios, pois seu acabamento reflete um estilo mais rústico.

No entanto, com os avanços da tecnologia, inúmeras empresas passaram também a fabricar a chamada cerâmica esmaltada que além da resistência e durabilidade, também oferece aos consumidores um leque maior de cores, tamanhos e formatos.

Parede de cobogó de cimento

A parede de cobogó de cimento vem invadindo cada vez mais a decoração de casas e apartamentos mais modernos. Pessoas que se conectam com a decoração industrial, moderna ou contemporânea, pouco a pouco estão aderindo a esse revestimento vazado. A resistência e a durabilidade da parede de cobogó de cimento permite que o revestimento também seja muito usado nas áreas externas do imóvel, incluindo fachadas de casas, muros, delimitação da área gourmet ou piscina e assim por diante.

Parede de cobogó de madeira

A parede de cobogó de madeira surgiu como uma alternativa mais leve e atemporal para ambientes internos. Afinal, a madeira por si só já desperta essa sensação de conforto e aconchego no ambiente. Normalmente, a parede de cobogó de madeira é usada como divisória de ambientes entre sala de estar e jantar ou entre quarto e closet.

Parede de cobogó de gesso

Para quem busca uma alternativa ainda mais econômica para separar sutilmente os ambientes da casa, escritório ou espaço comercial pode apostar na parede de cobogó de gesso ou até mesmo na divisória de gesso. Esse revestimento vazado assim como a madeira também traz um toque leve e atemporal para o espaço.

Como usar parede de cobogó no projeto?

Na fachada das casas, principalmente daquelas que recebem muito sol, a parede de cobogó pode interceptar e barrar parcialmente a ventilação e a entrada dessa luminosidade no imóvel, deixando-o mais fresco e arejado.

Em muitos projetos, a parede de cobogó também se torna uma ótima opção de modelo de muro, ou seja, além de decorativa a parede também traz privacidade e segurança na delimitação do terreno.

Em ambientes internos a parede de cobogó pode ser usada como divisória de ambientes. Menos fria que as paredes de alvenaria que camuflam por completo um ambiente, os vazados da parede de cobogó permitem uma conexão sutil entre os espaços.

A cozinha e a área de serviço simples foram sutilmente separadas pela parede de cobogó branca. Observe que os vazados da parede de cobogó ainda permitem a entrada de luz natural e ventilação vinda da janela.

No banheiro, a parede de cobogó pode inclusive substituir a presença de um box de vidro ou cortina para banheiro. No projeto abaixo a parede de cobogó em preto trouxe um toque de sofisticação e elegância ao ambiente.

Na área externa, a parede de cobogó pode ainda delimitar o espaço da área de lazer do imóvel, incluindo o espaço gourmet e a piscina, como mostra a imagem abaixo. Esse revestimento por ser vazado não barra por completo a ventilação o sol e a paisagem do entorno.

Leia mais sobre: VivaDecora

Gostou? Comente sobre!

Tags: , , ,

Relacionados

Arquitetura&Construção

Casa AR

Arquitetura&Construção

Pier 31

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter