Concluído em 2013, o One Central Park, em Sydney, ainda é um ícone de arquitetura integrada com design biofílico. A área toda tem em torno de 6.400 metros quadrados de extensão física. Mas, o que chama a atenção, são as duas torres residenciais – ao todo são 624 apartamentos, com 38 coberturas de luxo. As edificações também têm finalidade comercial e para a comunidade, com seus espaços abertos e parque. Confira mais sobre esse projeto.
O One Central Park ofereceu a Nouvel e Blanc um projeto de uma escala totalmente nova. Aqui foi construída uma experiência integrada para viver em harmonia com o mundo natural.
Foto: Murray Fredericks / Archdaily
O parque público no centro do recinto sobe ao lado das torres de vidro de piso ao teto, para formar um frondoso pavilhão do século XXI. Usando 250 espécies de flores e plantas australianas, brotos e flores formam uma composição musical na fachada, oferecendo um enquadramento perfeito para o horizonte de Sydney.
Foto: Murray Fredericks / Archdaily
Foto: Murray Fredericks / Archdaily
Os Jardins
Foto: Simon Wood / Archdaily
Assim como o Central Park de Nova York, este parque é um lugar tranquilo de reunião onde é possível descansar e relaxar com amigos e familiares, é ideal passear por seus tranquilos “bosques” ou simplesmente se sentar na grama para comer ao ar livre de maneira informal. Também há tabuleiros de xadrez e um cinema ao ar livre, assim como feiras ocasionais e festivais de música.
Foto: Murray Fredericks / Archdaily
Ao todo, são 23 jardins verticais com 35 mil plantas. Mas o projeto inteiro abriga 85 mil plantas. Espaços verdes são únicos e enriquecem os espaços em diversos sentidos, incluindo monetário. Quanto aos jardins, Jean Nouvel diz: “Apesar da conveniência funcional, a presença imponente do verde é um sinal universal de vida na Terra. Essa noção de que a vegetação significa vida é tão engrenhada na percepção humana que parques e jardins, em todos os tempos, são os lugares mais desejáveis de se viver perto” (Architecture & Design, 2014).
Balanço e Heliostato
Foto: Simon Wood / Archdaily
Um balanço coroa o ápice de One Central Park. Este contém os áticos mais luxuosos da torre.
Foto: Murray Fredericks / Archdaily
Há um conjunto sedutor de espelhos motorizados que capturam a luz do sol, e dirige os raios para baixo aos jardins do Central Park. Ao cair a noite, a estrutura é uma tela para a instalação de arte de luzes LED criada pelo artista Yann Kersalé, que esculpe um brilhante fogo artificial em movimento no céu. Isto traz uma nova forma de arquitetura iluminada pelas estrelas ao projeto One Central Park.
Leia mais sobre: Archdaily
Gostou? Comente sobre!