Teatro Erotídes de Campos – Engenho Central

A reforma de um dos galpões do Engenho Central em 2012 – antigo patrimônio histórico de Piracicaba, no interior de São Paulo – permitiu a criação de um novo teatro multifuncional, o Teatro Erotídes de Campos – Engenho Central.

Construído no passado para servir de depósito de tonéis gigantes a uma destilaria de álcool, o galpão possuía dimensões e características industriais – pé-direito de 18 metros de altura – e explorava materiais rústicos como tijolos, telhas de barro, ferro e concreto. Confira mais sobre esse espaço.

Renovação e identidade

Apesar de o sistema estrutural do edifício existente ser rígido e a nova instalação demandar espaço e equipamentos específicos, o escritório Brasil Arquitetura conseguiu adequar o espaço e as soluções respeitando a identidade do patrimônio histórico.
A fachada de tijolo aparente – marca registrada do engenho – foi mantida, e nas aberturas que tiveram que ser fechadas, foram utilizadas placas metálicas pintadas de vermelho.

Foi necessário, ainda, introduzir no sistema rígido pré-existente uma nova estrutura de concreto para organizar o espaço interno e dar abertura para a plateia, disposta em dois andares.

Soluções

O aproveitamento da luz natural foi mantido com o foyer e luminárias de estilo industrial foram inseridas em toda a construção. Com sua parte cênica automatizada, o Teatro Engenho Central possui palco “dupla face” que pode ser aberto para a praça central ou até receber espetáculos e festas ao ar livre.

Leia mais sobre: Galeria da Arquitetura

Gostou? Comente sobre

Tags: , , , , , ,

Relacionados

Arquitetura&Construção

Casa AR

Arquitetura&Construção

Pier 31

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter