Um apartamento atemporal em SP

Tipologia de Projeto: Residencial

Autor do projeto: Macro Arquitetos

Responsáveis pelo projeto: Carlos Duarte e Juliana Nogueira

Ano da elaboração: 2022

Localização: São Paulo, SP – Brasil

Área construída: 110 m²

Fotografia: Renato Navarro

Construção: Relf Construções

A busca por um estilo de apartamento atemporal, com elementos neutros e naturais, e toques de cor na decoração era o que desejava o casal de clientes. Somado a isso, ambos queriam um projeto de apartamento amplo, bem integrado, que explorasse a iluminação natural e que fosse convidativo para receber os amigos. Foi realizada, então, uma reforma total do imóvel de 110m², localizado no bairro de Perdizes, em São Paulo. Com revisão de toda parte de infraestrutura de hidráulica, elétrica, caixilhos, revestimentos, além da revisão do uso do layout. Inicialmente, o apartamento contava com 3 dormitórios e, após a reforma, a área de um dos quartos foi integrada à sala e foram revisadas as posições do layout da cozinha, área de serviço e banheiro da suíte.

O layout do projeto priorizou a área social, pensando em diversas possibilidades de uso no mesmo ambiente. A cozinha integrada, por exemplo, criou um uso mais próximo da sala de jantar e área de convívio, onde a sala conecta esses ambientes de maneira fluida. Foi revisada toda a planta existente, em especial as áreas molhadas. A posição da cozinha existente foi invertida com a área de serviço e o banheiro de serviço incorporado à área da suíte. Na área da sala também foi integrada uma bancada de trabalho para dar apoio ao home office.

Outro ponto de destaque foi a iluminação, tanto a natural como a artificial. Por exemplo, o armário que faz a divisão entre a sala de jantar possui um vidro de fechamento superior que permite a entrada de luz natural nos ambientes e, à noite, uma fita de led cria um cenário interessante de luz indireta com o vidro. Outro exemplo é o fechamento entre a sala e a cozinha, feito por uma porta de serralheria com vidro aramado que permite a vedação do espaço sem que seja perdida a entrada de luz natural. Essa solução ajuda na integração dos ambientes, e é um elemento leve de vedação, que não prejudica a sensação de amplitude do espaço, mesmo quando fechado.  

Para os acabamentos, o desejo dos clientes era que o apartamento tivesse uma base neutra, puxada para o cinza, com elementos naturais como concreto, madeira e também serralheria. Dentre desta ideia, a estrutura existente foi explorada pela arquitetura a partir das vigas e pilares de concreto expostos. A paleta de cores, materiais e texturas foram bem trabalhadas para equilibrar os tons para que não ficasse um ambiente frio.

Para fechar, a marcenaria em carvalho americano ganhou uma função importante neste projeto ao fazer a divisão entre os ambientes da sala de jantar, área de serviço e cozinha, dando suporte para estas três áreas. Na sala de jantar, foi desenhado um nicho para apoio como aparador e um espaço para armazenamento inferior com uso para buffet. Na lateral da cozinha um nicho para micro-ondas, cafeteira e armários torna tudo mais funcional.

Na área de serviço abriga parte de despensa e armários altos para suporte de itens como vassoura, escada e tábua de passar.

Texto disponibilizado pela Macro Arquitetos

Gostou? Comente sobre!

Tags: , , , , , ,

Relacionados

Arquitetura&Construção

Casa AR

Arquitetura&Construção

Pier 31

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter