Tipologia de Projeto: Residencial
Autor do projeto: Macro Arquitetos
Responsáveis pelo projeto: Carlos Duarte e Juliana Nogueira
Ano da elaboração: 2022
Localização: São Paulo, SP – Brasil
Área construída: 110 m²
Fotografia: Renato Navarro
Construção: Relf Construções
A busca por um estilo de apartamento atemporal, com elementos neutros e naturais, e toques de cor na decoração era o que desejava o casal de clientes. Somado a isso, ambos queriam um projeto de apartamento amplo, bem integrado, que explorasse a iluminação natural e que fosse convidativo para receber os amigos. Foi realizada, então, uma reforma total do imóvel de 110m², localizado no bairro de Perdizes, em São Paulo. Com revisão de toda parte de infraestrutura de hidráulica, elétrica, caixilhos, revestimentos, além da revisão do uso do layout. Inicialmente, o apartamento contava com 3 dormitórios e, após a reforma, a área de um dos quartos foi integrada à sala e foram revisadas as posições do layout da cozinha, área de serviço e banheiro da suíte.
Foto: Renato Navarro
Foto: Renato Navarro
Foto: Renato Navarro
O layout do projeto priorizou a área social, pensando em diversas possibilidades de uso no mesmo ambiente. A cozinha integrada, por exemplo, criou um uso mais próximo da sala de jantar e área de convívio, onde a sala conecta esses ambientes de maneira fluida. Foi revisada toda a planta existente, em especial as áreas molhadas. A posição da cozinha existente foi invertida com a área de serviço e o banheiro de serviço incorporado à área da suíte. Na área da sala também foi integrada uma bancada de trabalho para dar apoio ao home office.
Foto: Renato Navarro
Foto: Renato Navarro
Foto: Renato Navarro
Outro ponto de destaque foi a iluminação, tanto a natural como a artificial. Por exemplo, o armário que faz a divisão entre a sala de jantar possui um vidro de fechamento superior que permite a entrada de luz natural nos ambientes e, à noite, uma fita de led cria um cenário interessante de luz indireta com o vidro. Outro exemplo é o fechamento entre a sala e a cozinha, feito por uma porta de serralheria com vidro aramado que permite a vedação do espaço sem que seja perdida a entrada de luz natural. Essa solução ajuda na integração dos ambientes, e é um elemento leve de vedação, que não prejudica a sensação de amplitude do espaço, mesmo quando fechado.
Foto: Renato Navarro
Foto: Renato Navarro
Foto: Renato Navarro
Para os acabamentos, o desejo dos clientes era que o apartamento tivesse uma base neutra, puxada para o cinza, com elementos naturais como concreto, madeira e também serralheria. Dentre desta ideia, a estrutura existente foi explorada pela arquitetura a partir das vigas e pilares de concreto expostos. A paleta de cores, materiais e texturas foram bem trabalhadas para equilibrar os tons para que não ficasse um ambiente frio.
Foto: Renato Navarro
Foto: Renato Navarro
Foto: Renato Navarro
Para fechar, a marcenaria em carvalho americano ganhou uma função importante neste projeto ao fazer a divisão entre os ambientes da sala de jantar, área de serviço e cozinha, dando suporte para estas três áreas. Na sala de jantar, foi desenhado um nicho para apoio como aparador e um espaço para armazenamento inferior com uso para buffet. Na lateral da cozinha um nicho para micro-ondas, cafeteira e armários torna tudo mais funcional.
Foto: Renato Navarro
Foto: Renato Navarro
Foto: Renato Navarro
Na área de serviço abriga parte de despensa e armários altos para suporte de itens como vassoura, escada e tábua de passar.
Foto: Renato Navarro
Foto: Renato Navarro
Foto: Renato Navarro
Texto disponibilizado pela Macro Arquitetos
Gostou? Comente sobre!