As cubas costumam ser escolhidas durante a compra dos materiais de construção para reforma do banheiro ou do lavabo e podem fazer toda a diferença no ambiente, por exemplo, o ponto principal de destaque da bancada. Elas são encontradas em diversos formatos, cores, tamanhos e podem ser fabricadas com diversos materiais. Confira mais sobre as diferentes cubas para banheiro.

Cubas de embutir

Entre um dos modelos mais populares, a cuba de embutir é uma opção mais econômica e que tem uma instalação prática na bancada da pia. Neste caso, a cuba é fixada por baixo das bordas da pedra da bancada. Geralmente, a parte inferior é fechada com armários, mas em alguns casos ela pode ficar aberta com a cuba aparente.

Cubas de apoio

A cuba de apoio é um dos modelos que tem ganhado destaque, principalmente pela grande variedade de modelos com design diferenciado. Para a instalação deste tipo de cuba é necessário um furo para o escoamento da água. Em relação a torneira, alguns modelos são embutidos na bancada e precisam de mais um furo, outros são fixados na parede do banheiro, de acordo com a hidráulica.

Um requisito importante que deve ser atentado é em relação a altura da bancada que deve ser mais baixo do que o normal, assim a cuba fica na altura certa, ao alcance das mãos.

Cubas de sobrepor

O modelo de sobrepor é ideal para quem não quer ocupar muito espaço abaixo da bancada. Similar a cuba de embutir, a de sobrepor se encaixa na bancada pela parte superior, mantendo suas bordas aparentes. Nestes casos, a bancada deve ser maior que a própria cuba e não é muito recomendada para banheiros pequenos.

Cubas de semi encaixe

As cubas de semi encaixe são modelos ideais para serem instalados em bancadas mais estreitas — ela é elegante e tem somente a parte de trás fixada, a parte frontal fica aparente e ressalta na bancada, criando um efeito diferenciado.

Para este tipo de modelo, recomenda-se o uso das torneiras de bica alta. A cuba de semi encaixe é mais apropriada para lavabos, onde só se lavam as mãos — o que acontece é que ao lavar o rosto, a água escorre pelos braços, molhando o chão com mais facilidade e demasia.

Cubas de parede

Este é um modelo que se encaixa diretamente na parede, sem o uso de uma bancada de pedra. Em alguns casos não há o uso de gabinetes e os sifões ficam aparentes no visual do banheiro. A torneira de bica baixa é recomendada e é geralmente fixada na própria cuba.

Cubas de piso

Este tipo de cuba é uma tendência moderna e é fixada no piso, com uma instalação próxima a parede. O escoamento da água pode ser feito inclusive pelo piso e neste caso, requer a adaptação do projeto para contemplar esta possibilidade.

Cubas esculpidas

As cubas esculpidas são geralmente feitas sob medida ao projeto do banheiro, usando a própria pedra da bancada. Nela é feito um rasgo para o escoamento da água. É uma solução super moderna e elegante, porém, com alto custo e manutenção. Os materiais utilizados podem ser o silestone, nanoglass, mármore, granito e outros.

Os materiais mais escolhidos para a fabricação das cubas

As cubas utilizadas em banheiros podem ser fabricadas com diferentes materiais, conheça os principais que podem ser encontrados a venda no mercado:

Vidro

As cubas feitas com vidro devem ser utilizadas em lavabos para um uso mais simples, pois elas podem riscar com o tempo. A transparência do vidro é um efeito interessante que deixa o ambiente com aparência limpa

Louça ou porcelana

A louça é certamente o material mais difundido e popular para cubas com uso constante, se você não quer errar, esta é a escolha certa para a grande maioria dos banheiros.

Acrílico

O acrílico, além do efeito transparente, pode ser feito com uma determinada cor — ele tem efeitos semelhantes ao vidro, apesar de ser mais resistente. No entanto, ele também pode riscar e seu uso deve ser mais básico.

Madeira

As cubas fabricadas com madeira são feitas especialmente para este fim, com a impermeabilização certa, suportando o contato direto com a água. Consulte os fabricantes que tem tradição neste tipo de produto.

Inox

Geralmente encontrada na maioria das cozinhas, as cubas de aço inox também ganharam espaços em banheiros com formatos diferenciados. Ela é moderna e elegante e pode se adequar a diversos estilos de decoração.

Cobre

O cobre é um material diferenciado para se utilizar na cuba, estes modelos remetem ao estilo de decoração industrial e tem uma pegada rústica. Elas são geralmente encontradas em banheiros de áreas públicas e em estabelecimentos comerciais, mas podem fazer parte do banheiro residencial também.

Artesanal

As cubas artesanais são modelos completamente personalizados e com efeitos únicos. Elas podem ser compostas por diversos materiais como a cerâmica, barro, vidro e outros. São indicadas para lavabos residenciais.

Principais formatos de cubas disponíveis

Além de todos estes materiais, as cubas podem ser fabricadas com diferentes formatos. Conheça agora os principais formatos de cuba para banheiros:

Retangular

O modelo retangular de cuba é moderno e imponente, sendo indicado para banheiros com bancadas grandes pois elas costumam ocupar um bom espaço.

Quadrada

O modelo quadrado segue a mesma estética do retangular, no entanto, ela pode se encaixar em bancadas um pouco menores.

Oval ou redonda

O formato oval ou arredondado é o mais escolhido para a maioria das cubas, elas se encaixam a uma ampla gama de bancadas mais simples e podem ser usadas como cuba de apoio, ocupando pouco espaço, sendo aplicável em pequenos lavabos.

Leia mais sobre: DecorFacil

Gostou? Comente sobre!

Relacionados

Arquitetura&Construção

Feriae

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter