Uma casa bem-iluminada e ventilada oferece inúmeros benefícios aos ambientes, além de ser muito mais prazerosa para habitar. Existem diversas opções de aberturas, cada qual com características próprias. A abertura zenital brinda o espaço com iluminação natural, indireta e uniforme, banhando-o de luz, de maneira serena e contínua, e é muito bem-vinda em diversos ambientes. Confira mais sobre iluminação e ventilação zenital.
O que é uma zenital?
A zenital é um tipo de iluminação e ventilação que vem de cima, do céu (zênite), ou seja, uma abertura na cobertura da construção, que permite a entrada de luz a partir do teto.
Ela pode ser utilizada por motivos estéticos ou devido às características espaciais do ambiente, como também para reduzir o consumo de energia do local.
A abertura zenital é um recurso arquitetônico tanto para residências quanto para espaços comerciais e edifícios públicos. É recomendada em ambientes com pé-direito alto e espaçosos.
Tipos de iluminação zenital
Existem diversas opções de abertura zenital, cada qual resultará em iluminação e ventilação diferentes. Conheça as variáveis e saiba qual a melhor opção para cada caso.
Claraboia
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
A claraboia é uma abertura zenital horizontal, feita na cobertura do edifício. Muito utilizada em casarões antigos e atualmente em espaços de circulação.
Ela permite a entrada dos raios solares diretamente, portanto, deve-se ter cuidado com o tamanho da abertura, pois este pode contribuir para o aumento da temperatura do ambiente. Para impedir a iluminação direta através da claraboia, pode-se recorrer à utilização de vidro leitoso ou chapas de policarbonato.
Tubo solar
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Os tubos solares são uma ótima opção para iluminar ambientes em que não se possa recorrer às claraboias. Estes, levam a luz através de reflexões, portanto, podem ter dimensões e formas totalmente livres, brindando o ambiente com luz indireta e uniforme, ótimo para bibliotecas, piscinas internas e espaços educativos.
Sheds
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Muito utilizadas em espaços de grandes dimensões, como galpões, ginásios e também em escolas, os sheds são um tipo de abertura zenital que se configura como dentes em coberturas.
Já que os sheds permitem a entrada de iluminação direta, normalmente são abertos ao sul, fachada que recebe menos iluminação natural direta. Além de iluminar, os sheds também podem servir para ventilar o espaço, renovando a ar do ambiente sem incidir diretamente nos usuários.
Lanternins
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
O lanternim é um tipo de abertura que se sobressai à cobertura, podendo ser telhados inclinados, muito utilizados em jardins de inverno, ou com laje horizontal, sempre com um vão com duas faces opostas de entrada de luz.
Este é um recurso recomendado para ambientes com pé-direito alto e pode também conter aberturas móveis para possibilitar a ventilação do espaço.
Átrio
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Átrio é um espaço central aberto ou com uma abertura zenital de grande porte. Esta é posicionada sobre a cobertura, normalmente em geométricas piramidais ou com duas águas, composta por perfis metálicos e vidro.
Cúpula
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
A cúpula é uma abóbada de vidro. Esta proporciona o maior alcance de iluminação, quando comparada às demais opções de aberturas zenitais.
Por conta disso, é utilizada apenas em espaços de grandes dimensões, como shoppings e ambientes de circulação, que permitem uma maior incidência de radiação que pode comprometer o conforto térmico do espaço.
Vantagens de uma abertura zenital
As aberturas zenitais possibilitam a entrada de iluminação natural contínua no ambiente, o que deixa o espaço claro durante todo o dia e, assim, possibilita um consumo energético menor.
Além disso, a luz que entra através de uma abertura zenital é indireta, o que não incomoda ao estar no espaço, além de não manchar objetos e livros, como acontece com a luz direta.
Por esse fato, as aberturas zenitais são muito utilizadas e recomendadas em bibliotecas, espaços de leitura e estudo, além de serem as preferidas para ateliês de arte.
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
A ventilação zenital também apresenta vantagens; por ser uma abertura alta, permite que o ar circule sem incidir diretamente nos usuários do espaço, possibilitando uma ventilação de higienização contínua no ambiente.
Este recurso é bastante utilizado em lugares frios, onde, por conta da temperatura exterior baixa, é incômodo abrir as aberturas convencionais para troca de ar do ambiente, sendo a zenital a melhor solução.
Além das vantagens técnicas de iluminação e ventilação, a abertura zenital brinda o espaço com serenidade, efeito da iluminação indireta, perfeito para quem busca criar um ambiente tranquilo.
Leia mais sobre: Aloh
Gostou? Comente sobre!