Tipos de Cortina e Persiana

Entre tantos modelos e tipos de cortina, é comum ficar em dúvida sobre qual o melhor para usar na decoração. Afinal, a cortina e as persianas são complementos indispensáveis para qualquer projeto. Confira mais sobre tipos de cortinas e persianas.

Quais são os tipos de cortinas? 

Podemos classificar os diferentes tipos de cortinas de acordo com os seguintes elementos: 

  • Trilhos;
  • Tecidos;
  • Formato da cortina. 

Os trilhos são importantes para determinar o modo de abertura das cortinas, já o tecido define a quantidade de luz que entrará no cômodo ao longo do dia, e o formato pode ser personalizado de acordo com o espaço – ambientes modernos, por exemplo, podem trocar as cortinas tradicionais por persianas para quarto. 

Tipos de trilho para cortina

Atualmente, utilizamos dois modelos em projetos modernos: o trilho deslizante e o varão. Conheça mais sobre eles: 

Trilho Deslizante 

Também conhecido como trilho suíço, é o modelo mais discreto para usar no projeto de salas, escritórios e quartos – além de ser uma ótima opção para divisórias de ambientes. 

É considerado um dos tipos de trilho para cortina mais eficientes, pois são resistentes, versáteis e silenciosos, graças ao seu funcionamento realizado por meio de roldanas deslizantes. 

  • Trilho único/simples: esse trilho é recomendado para o uso de apenas um tecido para cortina. 
  • Trilho duplo: Está fazendo uma cortina com forro? Então você precisa investir no trilho duplo para que cada tecido se movimente de forma individual;
  • Trilho triplo: Para uma cortina com forro e bandô, a quantidade de trilhos deve ser maior, para que cada camada não dependa da outra.

Existem três tipos de trilhos suíços e você precisa escolher o modelo de acordo com seu modelo de cortina: 

Varão 

O varão é uma das opções mais utilizadas nos projetos atuais. Seu funcionamento pode ser feito por meio de argolas, ilhós ou lacinhos – de acordo com seu projeto. 

Diferente do trilho suíço, o varão não precisa ser instalado no teto. Você pode instalá-lo logo acima da janela para fixar a cortina. 

A vantagem de investir nesse modelo é a praticidade de tirar e colocar a cortina no lugar para fazer a limpeza do tecido, além da variedade de cores e modelos de argolas disponíveis para compra. 

Tipos de cortinas persianas

O uso de diferentes tipos de cortinas persianas é uma das grandes tendências para projetos modernos, até mesmo o banheiro pode contar com eles. São peças de fácil manuseio e que destacam a modernidade no ambiente.  

Porém, assim como as cortinas tradicionais, existem diferentes tipos de cortinas persianas e você precisa escolher a opção que mais combina com seu projeto.

Rolo

O que define uma persiana como rolo é o seu mecanismo: ela é aberta de baixo para cima, enrolando o tecido até o final. É um dos modelos com manuseio mais fácil e de higienização simplificada. Contudo, é um dos mais caros. 

Romana

A romana tem um mecanismo diferente, ela sobe na horizontal, criando dobras no tecido. É um dos modelos mais clássicos que existe. Geralmente a persiana romana é feita de tecidos leves, é uma ótima opção de tipos de cortinas para sala.  

Painel 

Como o próprio nome sugere, a persiana painel é composta por painéis que, com larguras mais estreitas, criam uma sobreposição de painéis na decoração que bloqueiam totalmente a luminosidade no ambiente. É a melhor opção para quartos e escritórios. 

Duofold

Também conhecida como top down, a persiana duofold possui dobras plissadas ou espaçadas que permitem a abertura da cortina tanto de cima quanto de baixo. É um modelo funcional, mas que não entrega muita modernidade ao design do ambiente. 

Persiana vertical x horizontal 

A persiana vertical é feita com chapas dispostas na vertical, uma ao lado da outra. Esse modelo é ideal para quem gosta de controlar a ventilação do espaço e a entrada de luz, você não precisa abrir totalmente a persiana para conseguir iluminar o espaço, é possível controlar essa quantidade de iluminação. 

A persiana horizontal tem o mesmo funcionamento, mas a diferença é que as chapas estão na horizontal. Escolha a opção que for melhor para seu espaço.

Tipos de tecido para cortina

Saber diferenciar os tipos de tecido para cortina é indispensável para quem está decorando uma sala, quarto ou cozinha, pois é o tecido que determina a quantidade de luz natural que entra no cômodo. 

  • Voil: é um tecido fino e leve, indicado para ambientes que precisam de uma entrada maior de iluminação no espaço. É ideal para projetos minimalistas e delicados;
  • Blackout: é a melhor opção para quartos, pois bloqueia totalmente a entrada de luz no ambiente. É um tecido grosso e pesado, feito em diversas cores e estampas. 
  • Renda: é uma opção linda para trazer textura à decoração, mas você precisa usar um tecido mais encorpado no forro para garantir que o efeito seja bonito.
  • Linho: super sofisticado, o linho é feito em tons claros e neutros, ideal para composições mais clássicas.
  • Jacquard: outra opção resistente e que bloqueia a entrada de luz no ambiente é o jacquard. Por ser um tecido trabalhado, é indicado para compor uma decoração mais elegante na sala de estar, por exemplo. Vale a pena combinar o tecido com o estofado dos sofás e poltronas para garantir um efeito sensacional! 

Leia mais sobre: VivaDecora

Gostou? Comente sobre!

Relacionados

Arquitetura&Construção

Feriae

Arquitetura&Construção

Casa AR

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter