Parque linear

Além de auxiliarem na recuperação dos rios e córregos, os parques lineares podem ampliar o fluxo de ciclistas e pedestres. Confira mais sobre esses parques lineares.

Os parques lineares, como o nome sugere, têm comprimento maior que a largura, formando uma “linha” de área verde. Eles são construídos paralelamente a cursos d’água, como rios e córregos, acompanhando seus trajetos.

Dessa maneira, configuram muito mais do que um espaço de lazer e convivência que deixa a cidade mais bonita e agradável, sendo também importantes para a preservação dessas áreas, chamadas pelos especialistas de “fundos de vale”.

Esses espaços foram frequentemente ocupados por grandes avenidas e construções, com muitos cursos d’água canalizados em galerias, debaixo da terra, ou virando depósitos de lixo e esgoto. A proposta dos parques lineares é recuperar as várzeas de rios e córregos com vegetação e torná-las espaços mais amigáveis às pessoas.

Uma solução para um grave problema

A principal razão pela qual cada vez mais cidades têm investido em parques lineares é a recuperação e a preservação dos cursos d’água. Mais do que uma preocupação ambiental, envolve outro grave problema que muitas metrópoles brasileiras enfrentam com frequência: as inundações. Com tantos cursos d’água canalizados em galerias, há menos espaço para que as chuvas escoem, o que é agravado pelo excesso de pavimentação (e impermeabilização) das cidades, com suas grandes avenidas.

À medida que os parques lineares recuperam rios e córregos, além de aumentarem a impermeabilidade do solo nas várzeas, auxiliam no escoamento de água das chuvas e na diminuição dos alagamentos.

Os espaços também contribuem para outras questões ambientais das cidades. “Essa rede de possíveis áreas verdes traz contribuições naturais da vegetação na cidade, como sequestro de carbono, contribuindo para uma melhor qualidade do ar”, explicou Soares. Por fim, criam mais áreas com sombras, diminuindo as ilhas de calor na região.

Parques diferentes

Além de serem “compridos”, os parques lineares têm outra característica particular: são espaços abertos na cidade, sem área delimitada, portões ou desenho regular. Mesmo assim, podem ser importantes pontos de lazer e realização de atividades físicas para os moradores da região. “Em muitos casos, o parque linear surge para essa população como único local de lazer, com possibilidade de oferecer espaço para práticas recreativas, esportivas ou de contemplação e contato com uma área verde ou participação em eventos culturais”, explicou Soares.

Dessa maneira, essas áreas verdes também auxiliam na reocupação dos espaços por pessoas, servindo como incentivo para a mobilidade ativa. Para isso, é interessante que sejam aliadas à estrutura cicloviária da cidade, pois, uma vez que se estendem ao longo dos rios e, muitas vezes, de avenidas, esses parques podem se tornar importantes corredores para ciclistas e pedestres.

A tendência dos parques lineares representa uma quebra no padrão de urbanização do século 20, que escondia a natureza e privilegiava a pavimentação e as grandes avenidas.

Benefícios

Os benefícios da implantação de um parque linear são múltiplos e se configuram muito mais do que um simples espaço de lazer e descanso. Não é à toa que muitos países, nos últimos anos, vem adotando práticas que levem a discussão e a criação desses parques em suas regiões. Entre os benefícios levados a partir da implantação dos parques lineares destacam-se:

  • Aumento de áreas verdes nas grandes cidades;
  • Formação de corredores ecológicos;
  • Conservação da biodiversidade e dos recursos naturais;
  • Redução das chamadas ilhas de calor – fenômeno climático que acontece principalmente em cidades com elevado grau de urbanização;
  • Melhor drenagem da água pluvial e por, consequência redução do risco de ocorrência de enchentes no bairro;
  • Incentivo às práticas esportivas e de lazer ao ar livre;
  • Solução eficaz que auxilia na mobilidade urbana da região;
  • Valorização dos imóveis que circundam o parque linear.

Leia mais sobre: Estadão

Gostou? Comente sobre!

Tags: , ,

Relacionados

Arquitetura&Construção

Casa AR

Arquitetura&Construção

Pier 31

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter