O Conjunto Nacional, localizado na cidade de São Paulo, é um edifício de uso misto que trouxe inovação e modernidade para os paulistanos. Essa obra marcou o início da verticalização da Avenida Paulista e hoje é um dos endereços mais famosos da cidade. Confira mais sobre o Conjunto Nacional.

O Conjunto Nacional foi inaugurado em 1958. Para entender melhor a sua história, vamos começar falando sobre quem teve a ideia de criar esse projeto.

No início dos anos 50, o empresário judeu argentino José Tjurs já tinha alguns empreendimentos hoteleiros espalhados pelo Brasil, mas ainda havia um sonho que ele queria realizar: transformar a Av. Paulista, que até então era uma região residencial, em algo parecido com a Quinta Avenida de Nova York.

Para isso, o primeiro passo foi comprar a mansão que pertencia à família de Horácio Sabino, localizada exatamente na esquina da Av. Paulista com a Rua Augusta.

Para continuar a concretizar o empreendimento, ele realizou uma espécie de concurso para escolher o melhor projeto. O jovem arquiteto recém-formado David Libeskind foi o ganhador e a partir daí começou a elaboração do icônico Conjunto Nacional.

Uma curiosidade é que o Conjunto Nacional foi inaugurado como o primeiro shopping da América Latina. Ele trouxe modernidade e inovação para a Av. Paulista, que passou a ser vista como um grande centro financeiro do Brasil.

O Conjunto Nacional é uma obra de arquitetura moderna, como mostram os pilotis e o terraço-jardim. A sua composição arquitetônica é basicamente formada por duas lâminas: uma horizontal, que abriga a parte comercial, e a outra vertical, que tem os apartamentos e salas corporativas.

Na parte comercial, o Conjunto Nacional reúne galerias de lojas, restaurantes, livraria, banco e cinema. Já na parte vertical estão os escritórios, consultórios e apartamentos residenciais.

O edifício tem 4 entradas disponíveis (uma em cada uma das ruas que formam a quadra onde está o prédio). Essa característica faz com que o prédio tenha uma integração muito interessante com o espaço público, inclusive é bastante comum que as pessoas utilizem essas entradas para cortar caminho entre as ruas.

Vale ressaltar que o Conjunto Nacional foi um dos primeiros grandes edifícios de São Paulo a ter fachada ativa.

Outro destaque do Conjunto Nacional é a sua linda cúpula geodésica, que comporta o conjunto de rampas e elevadores do hall central.

O Conjunto Nacional trata-se de um edifício de uso misto, ou seja: ele reúne no mesmo espaço escritórios corporativos, apartamentos residenciais, lojas e estabelecimentos comerciais.

Curiosidades

Incêndio

Em 1978, o Conjunto Nacional passou por um grande incêndio que destruiu alguns andares e parte da fachada. De acordo com o site do edifício, o acidente foi fruto da má administração da época.

JK na inauguração

A inauguração da primeira etapa do Conjunto Nacional contou com a presença do então presidente da República Juscelino Kubitschek.

Relógio icônico

O relógio do Conjunto Nacional foi instalado no começo da década de 60. Naquela época, ele era acompanhado de um painel luminoso que exibia marcas de empresas e bancos. Atualmente, ele foi modernizado com um sistema digital e agora também exibe a temperatura.

Leia mais sobre: VivaDecora

Gostou? Comente sobre!

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter