A parede verde é uma ótima maneira de aproximar a natureza da sua decoração, aproveitando todos os benefícios que as plantas são capazes de trazer. Ela é capaz de tornar os ambientes mais ricos e estimulantes, além de reduzir os ruídos externos e combater a poluição. Confira mais sobre a parede verde!
O que é parede verde?
A parede verde também pode ser chamada de jardim vertical. Ela consiste em uma intervenção paisagística que visa cobrir uma parede ou criar um detalhe nela usando plantas.
São vários os tipos de parede verde, variando em relação às espécies e outros detalhes. Elas podem ser de musgo, samambaias e diversas outras folhagens e espécies.
É possível também recobrir paredes ou detalhes em áreas internas e externas.
Benefícios da parede verde
Uma parede verde, além de ajudar a criar um ponto focal para os seus espaços, ainda traz outros benefícios:
- Ameniza a temperatura dos ambientes, especialmente em dias de calor, pois as plantas perdem umidade e colocam mais partículas de água no ar, equilibrando a sensação de calor;
- Deixa os ambientes menos secos, pelo mesmo motivo: as plantas conseguem melhorar a qualidade da umidade do ar, o que traz mais benefícios à saúde dos moradores;
- Isola os barulhos vindo de fora, reduzindo em alguns decibéis os sons que entram por portas e janelas;
- Melhora o bem-estar, já que o contato com a natureza ajuda a reduzir os níveis de estresse e de ansiedade, oferecendo sensações de conforto, aconchego, harmonia e calmaria.
Dicas para projetar uma parede verde
Escolha bem o local
Ainda que a parede verde possa ser usada em diferentes ambientes, é importante que o espaço escolhido receba luz solar e tenha ventilação. A quantidade de cada um desses pontos dependerá do tipo de espécie que você irá plantar, como de sombra, meia sombra ou de sol.
Evite locais com iluminação totalmente artificial, porque isso causará déficit na fotossíntese das plantas, o que pode resultar em uma manutenção mais frequente e até na morte de algumas espécies.
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Defina a estrutura
É o formato da parede verde que determina a harmonia do ambiente. É possível tanto criar uma composição mais simples, usando apenas vasos, como preencher toda a parede com as plantas.
Nesse caso, a estrutura é fundamental. Ela pode ser feita com tela de aço, madeira, treliças e até com garrafas PET, além das tradicionais fibras de coco e pallets. Outra opção são as estruturas modulares, com peças que podem ser acopladas tanto na horizontal como na vertical.
Não se esqueça de prever o sistema de irrigação e escoamento, para evitar complicações com a manutenção da parede.
Escolha as plantas certas
Avalie o nível de luminosidade e ventilação no espaço para definir as espécies. Pense também na manutenção que elas precisam e se esses cuidados são compatíveis com as rotinas dos moradores.
As folhagens costumam ser mais usadas. Algumas espécies são: Jiboia, Barba de Serpente, Colar de Pérolas, Hera, Falsa Vinha, Lambari Roxo, Dracena, Cróton, Samambaia Americana, Samambaia Renda Portuguesa, Planta Batom, Unha de Gato, entre outros.
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Fique atento à manutenção
Para que sua parede verde fique sempre bonita, a manutenção é imprescindível. Alguns cuidados importantes são:
- Manter a irrigação adequada, considerado as espécies escolhidas. O ideal é manter o substrato úmido e fresco;
- Adubar ou fertilizar a cada 2 ou 3 meses;
- Fazer podas regulares e identificar se existem folhas amareladas ou doentes, pois elas diminuem a força da planta e atrapalham o fluxo de crescimento;
- Usar substrato especial no lugar da terra convencional, optando por versões de boa qualidade à base de fibra de coco ou com turfa.
Ambientes com parede verde
Parede verde no banheiro
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
A parede verde pode ser usada em diversos ambientes internos, inclusive no banheiro. Essa é uma ótima ideia para criar uma sensação de SPA, ao mesmo tempo em que adiciona contraste visual e destaque para algum elemento.
Nessa ideia, o detalhe verde ajudou a destacar ainda mais a banheira, trazendo essa sensação de relaxamento super bem-vinda.
Sala de estar/recepção
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Os ambientes sociais, como a sala de estar, ou até a recepção de um ambiente comercial, como uma clínica, podem ficar ainda mais aconchegantes com a parede verde.
As plantas têm esse poder de trazer um clima mais agradável e uma sensação de paz às pessoas. Por isso, é muito interessante usá-las nos ambientes em que há maior circulação.
Hall de entrada
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
O hall de entrada nem sempre é um ambiente que pensamos na hora de decorar a casa, não é mesmo? Mas ele pode ser um cantinho bem resolvido e com muita personalidade com alguns detalhes, como uma parede verde.
As plantas ajudam a trazer essa sensação de acolhimento e receptividade, totalmente relacionado com a entrada da nossa casa, recebendo bem a todos que chegam.
Sala de jantar
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
O ambiente de refeições também pode ganhar um destaque especial com a parede verde, ajudando a trazer aconchego.
Em vez de usar espelhos, aparadores ou outros elementos para complementar a decoração, as plantas podem ser o principal destaque, criando um espaço orgânico e fluido.
Corredores externos
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Os corredores externos, muitas vezes, são desafios no design. Afinal, eles podem acabar esquecidos e ficarem sem graça.
Uma maneira simples de trazer vida nova a essa área é usando a parede verde. Você pode complementar com um projeto de iluminação e tornar esse espaço um destaque na sua casa.
Áreas externas
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
As áreas externas são ideais para uso das paredes verdes. Elas podem aparecer em muros internos e até na fachada das casas. Afinal, trazem esse toque natural que combina muito bem com esses espaços.
Leia mais sobre: Archtrends
Gostou? Comente sobre!