A limpeza pós-obra é uma etapa que ocorre após o término da reforma ou construção e sua função é remover toda a poeira, respingo de cimento, pó de gesso, manchas de tinta, produtos químicos e demais sujidades que possam ter ficado no ambiente, incluindo até mesmo o descarte de entulho do local. Confira algumas dicas para uma boa limpeza pós-obra!
Afinal, o que é limpeza pós-obra?
A limpeza pós-obra é uma etapa que ocorre após o término da reforma ou construção e sua função é remover toda a poeira, respingo de cimento, pó de gesso, manchas de tinta, produtos químicos e demais sujidades que possam ter ficado no ambiente, incluindo até mesmo o descarte de entulho do local. Logo, ao contrário do que muitos acreditam, atuar na limpeza pós-obra exige muito mais esforço físico do que executar uma simples faxina. Não é à toa que muitas pessoas acabam buscando profissionais específicos para estarem realizando essa atividade.
Dicas para realizar uma limpeza pós-obra
Para que a limpeza pós-obra seja feita de maneira correta é fundamental que os envolvidos pela limpeza do ambiente tenham muito cuidado quanto às diferentes superfícies do imóvel, de forma a respeitar as características de cada material como madeira, pedra, ferro e assim por diante. Isso porque, cada superfície irá demandar um tipo de produto de limpeza pós-obra diferente, já que outros podem danificar sua estrutura.
Use equipamentos de proteção individual (EPIs)
Os equipamentos de proteção individual são essenciais para que a limpeza pós-obra seja feita com o máximo de segurança. Dentre os EPIs necessários podemos destacar: óculos, luvas, máscaras e botas impermeáveis. Esses equipamentos trazem melhores condições de trabalho e minimizam as chances de um possível acidente.
Descarte o entulho em ambiente correto
É comum que ao final da reforma ou construção ainda tenha algum tipo de entulho para ser descartado, como pedaços de gesso, parafusos, tipos de buchas danificadas, pregos, madeira e demais outros materiais. Neste caso, faço uso de sacos de ráfia ou caixas de papelão e leve posteriormente até uma unidade de ponto de coleta para que o descarte do entulho seja feito de forma correta.
Preserve as instalações elétricas e demais acabamentos
Proteja os móveis, eletrodomésticos e demais instalações elétricas do ambiente incluindo interruptores, tomadas e outras fiações. Para manter esses itens longe da água procure cobrir suas superfícies com pedaços de papelão, fitas crepes adesivas ou lonas.
Comece a limpeza pós-obra pela superfície superior
Comece a limpeza pós-obra pelas superfícies superiores, ou seja, pelos tetos, luminárias, janelas, esquadrias e paredes. Fique atento quanto ao uso correto de produtos para limpeza pós-obra para cada área. Se necessário, faça uso de panos e aspirador de pó para tirar a poeira acumulada.
Faça a limpeza pós-obra nas superfícies inferiores
Assim que a limpeza pós-obra das superfícies superiores for concluída, siga para as superfícies inferiores do imóvel o que inclui pisos, rodapés, escadas, corrimão e demais móveis do ambiente. Nesta etapa, mais do que fazer da vassoura ou aspirador de pó para retirar a poeira, certifique-se de remover respingos de tinta, cimento, cola ou qualquer outro material.
Utilize o produto específico para cada tipo de piso
A limpeza pós-obra sobre o piso de porcelanato, piso de cerâmico ou piso laminado varia, pois cada revestimento exige um cuidado diferenciado. Logo, esteja atento quanto aos produtos vendidos no mercado para que a solução remova a sujeira necessária sem prejudicar a qualidade do material.
Higienize com cuidado o lavabo e o banheiro do imóvel
Utilize produtos que respeitam as características dos revestimentos e metais sanitários instalados. Nesta etapa, lave bem o vaso sanitário, a cuba e higienize bem a área do box.
Dê uma atenção especial na cozinha
Mesmo após finalizar a limpeza das superfícies superiores e inferiores, como dica procure repetir a limpeza em todas as superfícies de preparação de alimentos e de locais onde as refeições serão consumidas. Utilize uma bucha ou pano com álcool, desengordurantes ou demais soluções que eliminem de maneira eficiente qualquer sujeira do local, assim o espaço estará pronto para uso.
Leia mais sobre: VivaDecora
Gostou? Comente sobre!