• Tipologia de Projeto: Residencial
  • Autor do projeto: Grupo Nuvem Arquitetura
  • Arquitetos Responsáveis: Guilherme Carvalho, Rodolfo Mincato Klaus, Vítor Vasconcellos
  • Ano da elaboração: 2022
  • Localização: São Leopoldo, RS – Brasil
  • Área do projeto: 275
  • Fotografo: Gabriel Konrath
  • Engenharia: Zanotti Engenharia
  • Colaboradores: Arquiteta Vivian Rossi, Engenheiro Otávio Klaus

Localizada em São Leopoldo, cidade a cerca de 35km de Porto Alegre, a Casa AMI foi projetada para um casal com três filhos, e propõe um layout que permite a flexibilidade ao longo dos anos e do crescimento das crianças.

O terreno profundo e angulado, localizado em um ponto de convergência entre ruas, e a paisagem urbana de um bairro residencial bastante arborizado, proporcionaram um partido que tirasse proveito desses condicionantes. Dessa forma, a casa foi implantada no limite frontal do lote, se abrindo para os fundos em um extenso pátio com piscina.

No térreo, a garagem pode se integrar ao living, tornando-se parte do espaço social quando necessário. Toda essa área se abre para o pátio posterior, estendendo ainda mais a sensação espacial e mitigando os limites entre interior e exterior.

No pavimento superior, uma barra articula os dormitórios e um home office. No que se refere aos quartos das crianças, os proprietários optaram pela planta livre, fazendo somente um dormitório para ser compartilhado no período da infância, com a possibilidade de compartimentação posterior. Todos os espaços de permanência se voltam para o pátio, enquanto a circulação íntima se volta para a rua, em um generoso corredor que proporciona a contemplação da vegetação existente.

A proposta formal e de materialidade tratou de mimetizar na paisagem o pavimento térreo, dando destaque ao bloco superior. Este volume trabalha com cheios e vazios através de aberturas articuladas em madeira, e o acabamento em cimento queimado. O volume da escada, que articula os pavimentos, recebe um tratamento em pedra natural, e se eleva em relação aos demais abrigando os reservatórios e equipamentos técnicos.

Os interiores dos ambientes, desenvolvidos pela arquiteta Vivian Rossi, acompanham a estética do projeto de arquitetura, tirando proveito de elementos como a laje e a escada em concreto aparente, e fazendo uso da madeira e cores pontuais, num design sóbrio e elegante com caráter minimalista.

Gostou? Comente sobre!

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter