Tipos de escadas

Atualmente os aspectos arquitetônico e estrutural em uma edificação buscam uma unidade que possa satisfazer os dois lados. Um exemplo muito claro disso são as escadas, que, embora sejam elementos estruturais importantes, também são ótimos elementos arquitetônicos para composição do ambiente. Confira os principais tipos de escadas.

Escada
Imagem: Mapa da Obra

Os tipos de escadas

Escada Reta

Caracterizada por não apresentar curvas ou mudanças de direções, essas são as escadas mais simples e as primeiras a serem usadas em uma perspectiva histórica. 

Escada em L

Sua principal característica é sua mudança de direção com um ângulo de 90° formando um “L” que dá característica a seu nome, normalmente esse tipo de escada apresenta um patamar, entretanto, não é obrigatório.

Escada em U

Seu nome é dado devido a sua forma lembrar a letra “U”, ela apresenta uma mudança de direção de 180° em sua maioria com a presença de um patamar, mas não é obrigatório que o tenha. Quando a escada em U não apresenta o patamar, normalmente a chamamos de escada em leque.

Escada helicoidal, caracol ou espiral

Sua principal característica é sua curvatura acentuada, girando em torno de si mesma. Geralmente apresentam um elemento central de sustentação que também é o eixo do círculo formado pela escada. Desta forma, esse tipo de escada é utilizada principalmente quando se deseja poupar espaço ou para ambientes que serão pouco acessados. 

De acordo com a Estrutura

Escada de Degrau Comum

Esse tipo de escada é a mais utilizada pela sua simplicidade, seus degraus apresentam todas as partes (Piso e espelho) e são robustos ou preenchidos.

É o tipo de estrutura indicada para edificações com idosos ou pessoas com algum tipo de deficiência visual ou dificuldade de locomoção, pois proporciona menos acidentes, principalmente se as recomendações da NBR 9050 forem seguidas. 

Escada Vazada

São aquelas que não apresentam o elemento espelho, apenas o piso, esse tipo de escada não é indicado para locais onde o fluxo de pessoas é intenso.

Seu elemento estético é muito apreciado por levar um ar de simplicidade e minimalismo. 

Uma variante das escadas vazadas são as escadas “flutuantes” que são caracterizadas por ter cada degrau ou piso fixo unicamente a parede em apenas um lado, essa variação é ainda mais utilizada em modelos arquitetônicos minimalistas. 

Escada Cascata ou Plissada

Esse tipo de escada geralmente é esbelta e sua principal característica é que sua parte inferior segue as linhas da parte superior, ela proporciona um ambiente mais leve. 

Escada Estilo Dumont

Provavelmente é a menos utilizada na lista. Seu nome remete ao arquiteto que a idealizou, sua principal característica é o fato de que seu piso cobre apenas metade da área do degrau, definindo como vai ser seu caminhar pela escada.

Atualmente é utilizada de formas inovadoras, entretanto não é recomendada para casas com idosos e pessoas como algum problema de locomoção em decorrência da confusão que pode causar. É utilizada em obras geralmente futuristas e/ou inovadoras. 

Gostou? Comente sobre!

Leia mais sobre: Neopsum

Tags: , ,

Relacionados

Arquitetura&Construção

Casa AR

Arquitetura&Construção

Pier 31

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter