Em meados de 2020, ao decorrer de um período pandêmico, foi desenvolvido este projeto, contemplando um Centro Educacional para formação acadêmica e Alojamentos para os formando, em uma área fechada no município de Mogi das Cruzes/SP.
Partindo de sua localização, situada em uma região de proteção ambiental do município, entender e interpretar no entorno da região foi fundamental para o desenvolvimento de todo o conceito deste projeto. Respeitar cada árvore, lagos e nascente do local, cada curva e linha topográfica e inserir uma edificação que traga menos intacto possível foi relevante para o processo.
Pensando nisso, todos os níveis do terreno foram aproveitados, no qual gerou-se menos intactos visuais, adensamento de construção e melhor proveito de condicionantes ambientais, como iluminação e ventilação natural.
O desafio para este projeto se tornou evidente em relação ao seu dimensionamento, onde foi necessário realizar a implantação de um programa suficiente para comportar entorno de 700 pessoas alojadas para utilização de todo centro educacional. Desta forma, planejar melhores setores, circulações e pontos essenciais para melhor proveito da área tornou-se indispensável.
Para melhor eficiência construtiva, todo o projeto foi pensando em construção pré-fabricada e seca, agilizando o processo de execução e trazendo menos impacto a região. Além disso, esse sistema possibilitou a utilização de vãos maiores, principalmente nos auditórios de Centro Educacional e possibilidade de trabalhar com paredes inclinadas no auditório principal, na qual obtém melhor aproveitamento acústico para o seu uso.
Para esta proposta, compreender a magnitude, proposito e princípios da Instituição e transcender a uma identidade contemporânea, foram fatores determinantes para essa elaboração. Sendo assim, foi desenvolvido o princípio dos 3S, no qual, conceitos como Simplicidade, Salubridade e Sustentabilidade ficaram presentes no desenvolvimento dos 25.000 m² de área construída.
Além disso, neste projeto foi desenvolvimento a concepção interna, onde todos os ambientes foram caracterizados através da identidade da Instituição, destacando-se madeira, tons neutros e vidro. E, todos os benefícios tanto do conforto ergonômico, quanto ambiental.
Desta forma, foi possível elaborar um projeto que pudesse agregar a região e impactando positivamente, podendo transmitir o benefício de uma arquitetura bem planejada e com muitos aspectos personalizados.