O edifício multifuncional De Rotterdam

De Rotterdam é um edifício no Wilhelminapier em Rotterdam , projetado pela OMA (Office for Metropolitan Architectura) em 1998. O complexo está localizado entre a KPN Tower e o Rotterdam Cruise Terminal e foi finalizado no final de 2013. O projeto oferece espaço para escritórios, um hotel e apartamentos. Os 44 andares totalizam uma área total de cerca de 160.000 m², tornando-o o maior edifício da Holanda.

A construção começou em 2009, quando o município se comprometeu a alugar 25.000 m² de escritórios. O ponto mais alto (149 metros) foi alcançado no final de 2012, e o edifício ficou pronto na data prevista de 15 de novembro de 2013. O custo total no início da construção em 2009 foi estimado em € 340.000.000.

À medida que a vista muda, as torres, elevando-se de um pedestal compartilhado de seis andares, separam-se e depois se fundem. O edifício é constituído por três torres interligadas que partilham uma base de trinta metros de altura que inclui seis pisos. As duas camadas inferiores formam um grande pedestal de vidro. A cerca de 90 metros acima do solo, as torres – conhecidas como West Tower, Mid Tower e East Tower – são deslocadas alguns metros em diferentes direções, o que aumenta a estabilidade do vento e oferece espaço para terraços. No projeto original, as torres não se tocavam, mas para simplificar o jogo de forças e manter a construção acessível, elas agora estão conectadas em alguns lugares. A fachada oferece a opção de ventilação natural. No lado oeste existem varandas que são acessíveis a partir dos apartamentos.

De Rotterdam é projetado para residência, trabalho e lazer. A maior parte destina-se a escritórios e residências. Dispõe de 240 apartamentos, 72.000 m 2 de escritórios, salas de conferências e um parque de estacionamento subterrâneo de dois pisos com mais de 684 lugares de estacionamento. Existe ainda um hotel com 285 quartos e 1500 m2 destinados a cafés e restaurantes. Para instalações de fitness estão reservados 2.500m² e para lojas de 5.000 m². As funções estão agrupadas em blocos, mas os diferentes grupos de usuários se reúnem em vários pontos do edifício, conceito que é definido pela OMA como cidade vertical. De Rotterdam será usado diariamente por cerca de 5.000 pessoas e com um índice de área útil de 32 De Rotterdam forma a parte mais densamente construída da Holanda.

Referências: Archdaily e Wikipedia

Relacionados

Arquitetura&Construção

Feriae

Inplot © Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura para receber conteúdos do Blog Inplot com sucesso.

Receber conteúdos do Blog Inplot

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao enviar este formulário você concorda que os dados pessoais fornecidos serão transferidos para a Brevo para processamento de acordo com a Política de Privacidade da Brevo.

Inscreva-se na nossa newsletter