De Rotterdam é um edifício no Wilhelminapier em Rotterdam , projetado pela OMA (Office for Metropolitan Architectura) em 1998. O complexo está localizado entre a KPN Tower e o Rotterdam Cruise Terminal e foi finalizado no final de 2013. O projeto oferece espaço para escritórios, um hotel e apartamentos. Os 44 andares totalizam uma área total de cerca de 160.000 m², tornando-o o maior edifício da Holanda.
A construção começou em 2009, quando o município se comprometeu a alugar 25.000 m² de escritórios. O ponto mais alto (149 metros) foi alcançado no final de 2012, e o edifício ficou pronto na data prevista de 15 de novembro de 2013. O custo total no início da construção em 2009 foi estimado em € 340.000.000.
À medida que a vista muda, as torres, elevando-se de um pedestal compartilhado de seis andares, separam-se e depois se fundem. O edifício é constituído por três torres interligadas que partilham uma base de trinta metros de altura que inclui seis pisos. As duas camadas inferiores formam um grande pedestal de vidro. A cerca de 90 metros acima do solo, as torres – conhecidas como West Tower, Mid Tower e East Tower – são deslocadas alguns metros em diferentes direções, o que aumenta a estabilidade do vento e oferece espaço para terraços. No projeto original, as torres não se tocavam, mas para simplificar o jogo de forças e manter a construção acessível, elas agora estão conectadas em alguns lugares. A fachada oferece a opção de ventilação natural. No lado oeste existem varandas que são acessíveis a partir dos apartamentos.
Imagem: Archdaily
Imagem: Archdaily
Imagem: Archdaily
Imagem: Archdaily
Imagem: Archdaily
Imagem: Archdaily
De Rotterdam é projetado para residência, trabalho e lazer. A maior parte destina-se a escritórios e residências. Dispõe de 240 apartamentos, 72.000 m 2 de escritórios, salas de conferências e um parque de estacionamento subterrâneo de dois pisos com mais de 684 lugares de estacionamento. Existe ainda um hotel com 285 quartos e 1500 m2 destinados a cafés e restaurantes. Para instalações de fitness estão reservados 2.500m² e para lojas de 5.000 m². As funções estão agrupadas em blocos, mas os diferentes grupos de usuários se reúnem em vários pontos do edifício, conceito que é definido pela OMA como cidade vertical. De Rotterdam será usado diariamente por cerca de 5.000 pessoas e com um índice de área útil de 32 De Rotterdam forma a parte mais densamente construída da Holanda.